“visita 60+ Plus -Um momento de interação e aprendizado ”
Data:23/09/2022 – sexta feiraParceria entre programas da USP promove momento de interação e aprendizado para 30 idosos
Na sexta-feira, 23 de setembro, os programas USP 60+, USP na Escolinha e FZEA nas Escolas promoveram um dia especial com várias atividades para 30 idosos da comunidade, com idades entre 60 e 78 anos.
A iniciativa é dos projetos "USP na Escolinha" representado pela Profa. Luciane Silva Martello e Delaine Rocha e "FZEA nas Escolas" representado por Prof. Murilo Mesquita Baesso e Raquel Ramos.
A parceria atendeu a proposta da Pró Reitoria de Comissão de Cultura e Extensão com o objetivo de promover a "Visita 60+ Plus" oferecendo um momento de interação e aprendizado com programação em vários locais no Campus Fernando Costa.
▪︎Suinocultura - Anderson Serafin Seugling - no setor foi apresentado os cuidados com os animais;
▪︎Horta VPS - preparo de mudas - Siglea, Prof Adroaldo, Sr. Ni e Marcia – foi apresentado diversos cultivos, houve degustação de Plantas não convencionais e comestíveis (entregue revistas) e os participantes aprenderam a fazer mudas . Os participantes puderam levar várias mudas;
▪︎ Compostagem - Profa Tamara Gomes; Prof Fabrício Rossi e Ana Cristina Machado – Foi apresentado compoteira e distribuído material instrucional;
▪︎ Visita ao Laticínio – Silvia Trepador – Foi apresentado o setor e houve degustação de iogurte fabricado no Campus;
• Gado de leite – Os participantes visitaram o setor e, puderam interagir com os animais
▪︎ Visita à Padaria ZEA - Profa Fernanda Vanin Fernanda , Yves Souza, Carla Monaco Lourenço , Thaís Naitzel, Giovana Rodrigues Nara Helen e Fabiana Michelin – Foi mostrado o setor, explicado a fabricação do pão e feita a degustação do produto feito na hora
A visita contou com suporte do transporte da FZEA (funcionário Celso) e da Guarda do Campus (Marcelo Braz e Alan Saldia) que acompanhou a comitiva com uma moto e um carro adaptado- o que contribuiu para pessoas com dificuldades de locomoção.
Luiz Carlos Passarelli, 69 anos, entendeu a visita como oportunidade de interação com a comunidade e vislumbrar o futuro.
“Toda integração entre a universidade, crianças, terceira idade , em uma convivência de troca de conhecimentos é importante para desmistificar o afastamento entre o que é público e a população . Inclusão social, aprendizado, esportes e futuro adequado”, disse Passarelli
Para Silas Rodrigues, 61 anos, classificou a oportunidade como um dia inesquecível.
"Foi um dia diferente...Diferente até de outros dias igualmente diferentes. Coincidência ou não, no primeiro dia da primavera. Tivemos a oportunidade de visitar e conhecer de forma mais íntima este jardim do saber e conhecimento que é a USP de Pirassununga.
Nós os 60 +, formamos um time inédito de descontraídos e curiosos "velhinhos" que não diferem muito das crianças quando formam uma turma, cada um com sua personalidade bem especificada. A visita a suinocultura e o contato com os porquinhos chorões, a passagem pelo laticínio e a degustação de um iogurte saboroso e saudável, a proveitosa e agradável parada na horta com uma recepção maravilhosa e atenciosa e explicativa da agrônoma (Siglea) e das profissionais que lá trabalham, e a deliciosa visita a padaria que rima com a simpatia dos alunos e mestres que lá estavam.
Foi um dia diferente e inesquecível", contou Silas.