RELATÓRIO FINAL
TÍTULO DO
PRojeto: USP NA ESCOLINHA 2016
1. OBJETIVOS ALCANÇADOS:
O projeto atingiu o seu
objetivo com as escolas e difundiu os cursos oferecidos através do Campus
Pirassununga. O Trabalho realizado proporcionou interação com a comunidade de
Pirassununga.
Perante a comunidade
interna o projeto atingiu docentes, discentes e funcionários representada com
colaborações nas visitas, divulgação e captação de resíduos durante o ano.
2. INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO:
Foi proposto a
apresentação de trabalhos pelas crianças sobre o campus como indicador de
acompanhamento do Projeto. O indicador foi considerado adequado tendo em vista
que as crianças conseguiram traduzir em atividades lúdicas e painéis os cursos
de graduação oferecidos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
Aos participantes do projeto foi perceptível a satisfação dos envolvidos medida
através de questionários aplicados após a participação.
3. Quadro Geral – Resumo :
Quadro 1 –
Resumo Geral
Resumo Geral
|
|
Escolas
|
5
|
Visitas
|
7
|
Alunos
|
216
|
Professores
|
26
|
Pais e Familiares
|
432
|
Alunos de Graduação
|
25
|
Funcionários
|
3
|
Docentes
|
3
|
Fonte: compilação dos
dados do Projeto
|
No ano de 2016 foi realizado a troca das
caixas coletoras para baldes coletores – no total 6 baldes espalhados pelo
Campus (figura 1), distribuídos conforme abaixo:
Postos de Recolhimento:
Secretaria ZEA: Henrique e Fabiana.
Secretaria ZAB: Régis e Rosangela.
Secretaria ZEB : Delaine
Secretaria ZAZ: Estelinha e Reginaldo
Prédio Central Prefeitura: Nathalia e Rafaela
Biblioteca: Girlei, Marcelo, Auder, Patricia, Bernadete, Claudio
e Vanessa
O material recolhido no período teve uma queda
de arrecadação em relação a 2016, pois, as atividades estiveram concentradas em
planejar as ações externas do projeto. Sendo assim, a transferência da
importância em dinheiro será transferida em DEZ/2017 para que o montante seja
significativo.
A figura 2 ilustra o material recolhido e a
figura 3 ilustra o material quantificado e pontuado pela empresa parceira
“Terra Cycle” , perfazendo para 2016 um saldo em torno de R$60,00 reais.
5. BLOG :
Em 2016 o blog USP na
Escolinha atingiu a média de 300 acessos por publicação e obtém uma média
diária de 4-12 acessos por dia. Desde a sua criação em 2013 o blog registra
8.139 acessos aproximadamente, conforme figura 4 e 5.
Neste ano o blog foi
vinculado à página oficial da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
e o USP na Escolinha possui e-mail institucional próprio para suas comunicações
entre comunidade.
Endereço eletrônico:
E-mail :
uspnaescolinha@usp.br
6.FACEBOOK
O USP na
Escolinha possui pagina no Facebook e em média as publicações alcançam 300
pessoas, conforme podemos perceber na figura 6.
ttps://www.facebook.com/USPNAESCOLINHA/
7.Participações
O USP na
Escolinha em 2016 foi apoiado por várias pessoas da comunidade interna e
externa que contribuíram com ideias inovadoras para serem aplicadas nos
próximos anos.
Em 2016
registramos uma grande participação por parte dos alunos e funcionários,
conforme descrito no quadro 1.
Quadro 1: Participações
USP na Escolinha - VISITAS
Escolas
|
DATA
|
PARTICIPAÇÃO
|
EMEIJA CAIC Dr. Eitel Arantes Dix
|
1ª VISITA 06/10 – 40 alunos
2ª VISITA: 07/10 – 40 alunos
|
Paula Argenti – ZEB
Larissa Moura– vzoo
Fabiana Shiozaki– vzoo
Bruno Ignácio Irun -– petzoo
Rodrigo Pereira Zootjr
Erica Suzuki Zootjr
Bruna Larissa Maganhe Zootjr
Luis Henrique– vzoo
Fernanda Arlotta– vzoo
Matheus Napolitano – petzoo Mariana
Fantini -– petzoo
Vinicius Ramos Zootjr
Suellen Santos Zootjr
Delaine Goulart da Rocha -ZEB
Agnaldo A. Bueno da Silva – PUSP-P
|
VEM - Centro de Educação
|
VISITA 14/10 – 35 alunos
|
Ester Habitzreuter –– vzoo
Fabiana Shiazaki –– Vzoo
Leonardo Mazzero - petzoo
Ilnara Rodrigues Silva petzoo
Amanda Righini Zootjr
Vinicius Ramos Zootjr
Delaine Goulart da Rocha -ZEB
Agnaldo A. Bueno da Silva – PUSP-P
|
EMEIJAEF PROFESSORA JULIA COLOMBO
DE ALMEIDA
|
VISITA 21/10 – 43 alunos
|
Julia Lourenzon Vzoo
Natasha Maximiano –– Vzoo Não
Questionário
Henrique Cancian - petzoo
Laura Barbosa Ferreira - petzoo
Rodrigo Pereira Zootjr
Vinicius Ramos - Zootjr
Delaine Goulart da Rocha -ZEB
Agnaldo A. Bueno da Silva – PUSP-P
|
Escola SESI CAT Laerte Michielin -
Araras - Fernando A. de Almeida - Leme - nº 208
|
VISITA
04/11 – 40 alunos
|
Fernanda Arlotta– vzoo Ana Laura
Matos Passere – petzoo
Alana Selli – Zootjr
Tamires Estefani Marcon –ZOO
Delaine Goulart da Rocha -ZEB
Agnaldo A. Bueno da Silva – PUSP-P
Prof. Dr. Rubens André Tabile
|
Liceu Vivere COC
|
1º VISITA 11/11 – 30 alunos
2º VISITA 29/11 – 35 alunos
|
Julia Lourenzon– Vzoo
Bianca Freire –– PetZoo
Júlia Gonçalves Mahalem –
petzoo
Laura Barbosa Ferreira - petzoo
Josiane Borges – ZEB
Julia Lourenzon– Vzoo
Natasha Maximiano –– Vzoo Não
Questionário
Henrique Cancian - petzoo
Alana Selli – Zootjr
Laura Barbosa Ferreira - petzoo
Delaine Goulart da Rocha -ZEB
Agnaldo A. Bueno da Silva – PUSP-P
|
Fonte: Compilação dos
dados pela Coordenadora do Projeto
7 - USP na Escolinha na mídia
No dia 23/08/2016 ocorreu a entrevista da Coordenadora
do Projeto Delaine Rocha que esclareceu
à comunidade de Pirassununga e região sobre as formas de participação no
projeto pelas escolas ou instituições interessadas.
No dia 02/11/2016
a Coordenação do Projeto sugeriu
que os alunos da escola SESI CAT Laerte
Michielin - Araras - Fernando A. de Almeida a gravação de uma vinheta para o
Bom dia São Paulo como forma de envolver os alunos com o conceito da
instituição e marcar o dia para os adolescentes. A saudação foi ao ar no dia
09/11/2016 e trouxe bastante repercussão entre os alunos da escola que se sentiram
incluídos no processo. (figura 8)
8 - Depoimentos de alunos FZEA – monitores da Atividade
Os monitores após a realização da atividade puderam
(opcional) deixar uma mensagem em link criado pela coordenadora com a seguinte
proposta -O que você achou do projeto? A sensação de ter participado...
dos 25 participantes tivemos 22 depoimentos
registrados, conforme segue:
Uma
sensação muito gratificante! É um prazer imenso poder plantar uma sementinha
nas crianças que estudaram onde eu estudei na minha vida, mostrar que elas
também podem o que eu pude!
Uma sensação de gratidão das
crianças é uma ótima experiência!
Bela
iniciativa, aproximando as crianças da universidade e dando uma vivência
positiva, indo além da sala de aula e do método tradicional. Crianças precisam
de vivências e dinâmicas que tragam um aprendizado pela experimentação, ao
invés de ficarem trancadas em sala de aula com conteúdo metodológicos e
maçantes.
Adorei ter participado. A sensação
é maravilhosa.
Foi
muito gratificante e enriquecedor ter a oportunidade de auxiliar no projeto e
ter contato com as crianças.
Achei o projeto muito legal e
benéfico para ambos os lados (alunos e crianças). Tenho que admitir que sou
meio sem jeito com crianças, mas por fim consegui relaxar um pouco e interagir.
Gostei de ter participado.
Excelente!
Foi muito gratificante saber que a
criança tem interesse e curiosidade sobre os animais, relembrando os tempos em
que eu era criança e tinha essa felicidade de poder ver e conviver com os
animais.
Foi
ótima, poder ajudar alguém.
Excelente poder ter um dedinho de
participação no futuro dessas crianças.
Nunca
tinha participado de algo assim antes, foi uma experiência incrível poder
mostrar a minha realidade às crianças, passar um pouco do que aprendo na
USP/FZEA e propiciar o contato delas com animais de produção, sendo que a
maioria nunca tinha visto antes. Agradeço muito pela oportunidade de ter
participado e desejo sucesso nas outras edições do USP na Escolinha.
É um projeto maravilhoso que possui
grande importância tanto para as crianças como para nós, que aprendemos com
pequenos detalhes e nos lembra o fundamento da nossa profissão.
Ter
participado do projeto foi muito divertido! É bom ver como as crianças ficam
felizes ao interagir com os animais.
Foi muito bom, a experiência de
passar um pouco de conhecimento para as crianças é sensacional!!
Achei
uma ótima experiência, e além de proporcionar momentos especiais para as
crianças, pudemos nos desenvolver em questões de socialização, paciência, fala
e principalmente consideração com o próximo.
O projeto é fundamental para as
crianças (não acostumadas) vivenciarem um pouco dessa experiência no campo.
Muitas das crianças nunca tinham tido contado com estes animais, demonstraram
muita curiosidade e com muita alegria por estar tendo uma oportunidade
diferente.
Foi uma
sensação incrível, fiquei muito feliz.
Foi muito cativante, diferente do
habitual, achei muito legal e interessante ver a reação das crianças quando em
contato com os animais. Achei bem organizado, as crianças eram bem-educadas e
curiosas.
Gostei
muito da ideia do projeto, trazer as crianças para conhecerem a faculdade e as
criações, pois muitas nunca tiveram contato com animais de criação e também
pela possibilidade de se interessarem em estudar na faculdade.
É um projeto muito importante e de
grande valia para os alunos do ensino fundamental. É a partir dessa iniciativa
que desperta o interesse no aluno, além de ensinarmos com prazer a eles. Foi
muito prazeroso participar da atividade, assim como passar um pouco do meu
conhecimento e também aprender com eles.
O
projeto "USP na Escolinha" foi sensacional em todas as edições já
realizadas. Me sinto honrada de poder estar participando deste projeto por mais
este ano. É sempre gratificante a interação da comunidade de Pirassununga e
região com a Universidade de São Paulo.
Gratificantes, agradeço muito pela
oportunidade. Sair da rotina e ter contato com seres tão puros como crianças, é
muito bom.
DIRETOR FZEA
Prof. Dr. Paulo José do
Amaral Sobral
Faculdade de Zootecnia e
Engenharia de Alimentos - FZEA – USP
PREFEITO DO
CAMPUS
Prof. Dr. Flávio Vieira
Meirelles
Prefeitura do Campus da
USP – Fernando Costa
CHEFE
DO DEPARTAMENTO
Prof. Dr. João Adriano Rossignolo
Departamento de Engenharia de
Biossistemas
ORIENTAÇÃO
DOCENTE
Profa Dra. Luciane Silva Martelo
Departamento de Engenharia de
Biossistemas
COORDENAÇÃO DO
PROJETO
Delaine Goulart da Rocha
Departamento de Engenharia de Biossistemas
AGREMIAÇÕES
PARTICIPANTES
PET
– ZOOTECNIA – PETZOO
VOLUNTÁRIOS
DA ZOOTECNIA – VZOOT
EMPRESA
JUNIOR – ZOOTECNIA - ZOOJR